Search
Close this search box.

Mentalidade de um anfitrião fracassado (e do prestes a fracassar)

Você tem a mentalidade de um anfitrião fracassado?

Responda rápido:

“O que precisa acontecer para os resultados das suas locações por temporada melhorarem?”

Por acaso você pensou em uma resposta na seguinte linha: “Ter mais reservas, atrair mais hóspedes”, acertei?

Se sim, você pensa como a maioria, aposto que mais de 90% (sendo conservador) das pessoas acreditam que essa é a melhor resposta.

Agora, se você pensou em algo diferente, parabéns! Existe a chance de você fazer parte do seleto grupo de anfitriões ou gestores de hospedagens que têm os resultados mais expressivos em todo o mercado.

Calma, sei que isso pode soar estranho para você, explico abaixo, acompanha comigo o raciocínio👇

O que um anfitrião, normalmente com pouca experiência, associa a um bom resultado quando o assunto é alugar um imóvel por temporada (também se aplica a qualquer meio de hospedagem)?

“Estou com calendário lotado, quase não tenho diária ociosa, baita resultado, estou muito feliz”.

Esse seria uma resposta clássica do gestor de hospedagem que acredita estar desempenhando um bom resultado, concorda comigo?

O que está por trás disso, de um posto de vista um pouco mais técnico, é o seguinte:

Muitas pessoas creditam um bom resultado a uma alta taxa de ocupação.

Mas será que isso é necessariamente uma verdade? Vamos pensar um cenário hipotético, porém didático.

O que vai acontecer se você ainda hoje, você passar a cobrar metade do valor da sua diária?

Já dá para ter uma ideia, não é verdade?! Mas vamos ser mais radicais para ficar ainda mais didático.

O que vai acontecer se você cobra R$30 na sua diária?

A resposta agora parece óbvia: Seu calendário vai lotar como nunca. Simples assim!

Agora a pergunta que não quer calar: O calendário estar lotado quer dizer que você está conseguindo explorar o potencial de faturamento da sua acomodação?

Não! Não é possível afirmar, muito pelo contrário, um calendário lotado em muitos casos é sinônimo de uma precificação que pode ser mais bem trabalhada. Ou seja, a taxa de ocupação por si só é insuficiente para concluir se o resultado daquele anfitrião é bom ou ruim, diferente do senso comum da maioria.

Confesso para você que quando eu escuto de alguém que diz “estar arrebentando” porque o calendário está cheio de reservas, se eu tivesse que apostar, colocaria todas as minhas fichas que essa pessoa cobra uma diária mais baixo do que poderia e isso implica em um faturamento menor do que poderia alcançar naquela acomodação.

A conclusão número 1 da nossa reflexão de sexta é o fato que muitas reservas não são sinônimo de ter um bom resultado. Isso se você entende, assim como eu, que resultado é sinônimo de faturamento, caso contrário, desconsidere todo o raciocínio acima.

Então é hora de voltar a pergunta do começo: “O que precisa acontecer para os resultados das suas locações por temporada melhorarem?”

A questão que está por trás da resposta das acomodações que mais faturam no mercado de hospedagem passa não somente e necessariamente, como acabamos de entender, pela quantidade de reservas, mas sim pela característica das reservas que o calendário do seu imóvel recebe.

Acho que fica mais fácil entender se modificarmos a pergunta para: Como atrair reservas mais lucrativas para minha acomodação e afastar as reservas CBC (curtas, baratas e concentradas)?

Mais importante do que receber mais reservas é atrair reservas mais vantajosas financeiramente para sua hospedagem, ou seja, focar mais no qualitativo e menos no quantitativo.

E por mais romântico que isso pareça, é exatamente um dos pontos que os anfitriões mais ignoram pois por instinto e falta de conhecimento buscam cada vez mais reservas, sem se preocupar em como atrair as mais vantajosas para a sua hospedagem.

Imagino que você esteja curioso(a) em saber o como fazer isso, certo?

Se eu fosse explicar tim tim por tim tim nesse artigo, faria mais sentido escrever um e-book tamanha a profundidade que o assunto demanda.

Mas existe uma forma bem prática que eu consigo te ajudar com isso:

Estou trabalhando em um novo projeto de lives semanais! Toda segunda-feira, às 18 horas, estou ao vivo tanto no Instagram, quanto no Youtube, trazendo temas para ajudar anfitriões e gestores de hospedagem a aumentarem o seu faturamento.

Se você se interessou pelo assunto do artigo,  te convido a assistir a gravação de uma das lives recentes desse projeto.

Nela, revelo com detalhes como atrair o tipo de reserva que traz maior retorno financeiro para imóveis por temporada e hospedagens.

Clique aqui para assistir no Instagram.

Ou veja a gravação do youtube:

Até a próxima reflexão!

Forte abraço,
Henrique Mi Casa Su Casa

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDOS

MENU