Preço x Valor na precificação de diárias
Antes de falarmos sobre precificação de diárias, me responda. Você já se perguntou por que algumas pessoas pagam milhões de reais em obras de arte enquanto outras não dariam nem centenas de reais?
Por que será que isso acontece?
O chamado “valor percebido” é uma das formas que existem de precificação, sendo essa uma das mais conhecidas diga-se de passagem.
Como cada coisa, seja ela um produto, serviço, bem, ou o que quer que seja, possui um significado diferente para as pessoas, fica fácil entender que cada um vai atribuir um valor específico ou subjetivo.
É aquele velho clichê que provavelmente você já escutou algumas vezes:
Preço é diferente de valor.
No caso do quadro do Van Gogh fica muito claro essa máxima, pois ele representa significado subjetivos e portanto valores distintos para cada pessoa.
Mas como eu disse antes, essa é a apenas uma das óticas quando falamos de precificação, existem pelo menos outras 3:
- Análise técnica: Quando calculamos o preço com base na matemática: Preço = Lucro – Custos/Despesas. Aqui se aplicam exemplos como canetas, copos e produtos sem diferenciais de uma forma geral.
- Potencial de resultado: Quando calculamos o preço com base no tamanho da oportunidade que enxergamos naquilo descontando o risco, como exemplo a mega sena que te oferece a oportunidade de ficar milionário(a) mas o risco de não ganhar é imenso e por isso faz o bilhete valer poucos reais. Outro exemplo aqui são imóveis de leilão, grandes oportunidades com uma boa pitada de risco o que faz o preço refletir isso.
- Oferta e Demanda: Aqui é o mais clássico, quanto mais procura existe por algo, maior o preço. Experimenta colocar seu imóvel para vender e me conta o que você vai fazer se no mesmo dia mais de 30 pessoas te contatarem. Será que o preço vai continuar o mesmo?
A ideia não é me estender muito, se você ficou interessado(a) em saber mais informações sobre as diferentes óticas de precificação, basta me responda esse e-mail. Caso seja do interesse de algumas pessoas eu vou produzir um conteúdo especificamente falando sobre isso, seja uma videoaula ou outro e-mail, que tal? O que você prefere?
A importância de saber das diferentes formas de precificação de diárias.
Voltando ao assunto, sabe por que é importante você saber das diferentes formas de precificação?
Primeiro para te mostrar que precificação não é um assunto simples, ninguém nasce sabendo e não é um tema natural e intuitivo às pessoas de uma forma geral.
Segundo que, cada produto ou serviço é precificado de acordo com as suas particularidades e, além disso, costumam ser impactados por mais de uma das quatro formas que pincelamos acima, o que torna o tema ainda mais complexo pois aumenta as variáveis.
Por fim, se você se sente inseguro(a) na precificação de diárias do seu imóvel por temporada ou da sua hospedagem, saiba que é normal e natural pois é um assunto complexo e provavelmente ninguém nunca te ensinou isso.
Agora, a grande pergunta que você deve responder é:
Você quer mudar esse cenário e aprender como precificar de uma vez por todas?
Se sim, quero que você saiba que pode (e deve) contar comigo! Toda semana eu disponibilizo conteúdos gratuitos, recomendo você se inscrever no meu canal do YouTube e apertar no sino para receber as notificações quando os vídeos novos forem lançados.
Clique aqui para se inscrever no canal do YouTube e acessar os vídeos 100% gratuitos.
Antes de me despedir, deixa eu te fazer uma pergunta: Você costuma dar aquela espiadinha no concorrente na hora de precificar?
Se você me responder essa pergunta é possível que eu possa te ajudar, mas preciso da sua sinceridade na resposta, combinado?